FAQ
1. Quem pode ser atendido na USF S. Vítor?
Poderão ser atendidos na USF S. Vítor, em qualquer modalidade de consulta, todos os utentes com inscrição ativa.
A USF disponibiliza ainda atendimento a utentes em situação clinica esporádica, exclusivamente no âmbito de Consulta Aberta.
2. Como funciona o quiosque eletrónico?
A USF dispõe à entrada das suas instalações de um quiosque eletrónico.
- O quiosque utiliza um sistema de senhas:
A: Atendimento Geral (será atendido pelo Secretariado Clínico)
B: Consulta médica agendada
C: Consulta médica aberta
D: Enfermagem programada
E: Enfermagem não programada
- Pode efetivar automaticamente uma consulta usando o seu cartão de cidadão.
- O quiosque apenas permite efetivar a consulta no intervalo de 30min antes da consulta até à hora do agendamento.
- Qualquer atraso em relação ao horário de agendamento, requer atendimento pelo Secretariado Clínico, não sendo garantida a consulta.
- Deverá aguardar a chamada pelo número da senha retirada.
3. Como funciona o contacto telefónico - Serviço TeleQ®?
A USF disponibiliza a possibilidade de atendimento telefónico através do número 253 600 590, em todo o período de funcionamento, utilizando para o efeito o programa TeleQ®.
- O atendimento inicial está automatizado por uma mensagem de voz que deve escutar atentamente para escolher a opção pretendida:
Opção 1: Agendamento de consulta do dia por doença aguda (Consulta Aberta) » Linha SNS24 (808 24 24 24)
Opção 2: Agendamento consulta programada
Opção 3: Renovação de receituário
Opção 4: Outros assuntos
Opção 5: Para voltar a ouvir as opções marque 0
- Aguarde o nosso contacto! A sua chamada irá ser devolvida logo que possível por um dos elementos do Secretariado Clínico, que fará no máximo 2 tentativas de devolução de contacto.
- Evite ligar várias vezes!
- Escolha corretamente a Opção que pretende, uma vez que não terá a sua situação resolvida, caso se verifique escolha indevida de opção.
4. Como funciona o envio de email?
A USF disponibiliza a possibilidade de envio de email através do endereço electrónico usf.saovitor@ulsb.min-saude.pt, desde que sempre identificados com nome completo e número de utente do SNS, para os seguintes efeitos:
1. Pedido de agendamento de consulta programada (médica e/ou enfermagem)
- Deve informar o tipo de consulta programada que pretende
- Caso tenha alguma data e horário preferencial, deverá indicar, ainda que possa não ser possível corresponder
2. Pedido de renovação de medicação crónica
- É obrigatório indicar: medicação pretendida, nº de embalagens e método de obtenção do receituário - papel, sms ou email - com os dados devidamente atualizados
- Só poderá ser solicitada medicação para uso pessoal e constante do seu guia de medicação crónica
3. Envio de resultados de exames realizados e solicitados pelo seu Médico de Família ou outro Médico da USF
- O envio de email deve ser sempre realizado pelo próprio utente ou pelo seu representante legal.
- No caso de envio de mensagens eletrónicas ao fim de semana e/ou feriado, estas serão lidas a partir do primeiro dia útil seguinte, iniciando-se a contagem do tempo de resposta a partir daí.
5. Como funciona o pedido de segunda opinião médica?
Aos utentes assiste o direito de procurar uma segunda opinião médica sobre a sua situação de doença, diagnóstico e opções de tratamento disponíveis.
Caso pretenda obter uma 2ª opinião, deve manifestar seu desejo através do preenchimento de impresso próprio dirigido ao Coordenador da USF.
Para o efeito, contacte o Secretariado Clínico.
6. Como funciona o pedido de mudança de médico e/ou enfermeiro de família?
A USF possibilita ainda a mudança de médico e/ou enfermeiro de família a todos os seus utentes.
Caso pretenda mudar de MF e/ou EF, deve manifestar o seu desejo através do preenchimento de formulário próprio dirigido ao Coordenador da USF.
Para o efeito, contacte o Secretariado Clínico.
7. Como funciona o pedido de primeira consulta hospitalar?
Caso seja vigiado na USF e seja identificada pelo seu médico de família ou outro médico da USF, a necessidade de observação por especialidade hospitalar, após decisão conjunta, será realizado o pedido de 1ª consulta hospitalar por via eletrónica, para a especialidade necessária e para o hospital considerado mais adequado para a sua situação clínica.
Caso seja vigiado em regime privado e o médico identifique a necessidade de observação em consulta hospitalar, não necessita de recorrer à USF para o efeito pois qualquer médico poderá solicitar uma primeira consulta em hospitais do SNS, preenchendo para isso o requerimento da ACSS (Portaria 95/2013, de 4 de março).
8. Como funciona o pedido de acesso à informação clínica?
O direito de acesso à informação sobre dados de saúde é um direito reconhecido pela Carta dos Direitos e Deveres dos Utentes, sendo as unidades do sistema de saúde os depositários dessa informação.
O pedido de acesso à informação clínica pode ser solicitado na USF junto do Secretariado Clínico, através do preenchimento de requerimento para o efeito. Pode ser pedido pelo próprio ou por terceira pessoa, ou ainda por instituições, de acordo com a legislação em vigor.
9. Como fazer um elogio, sugestão ou reclamação?
Os utentes são a figura central na nossa atividade pelo que nos pautamos por uma melhoria contínua dos nossos serviços.
Caso pretenda fazer um elogio ou sugestão, poderá fazê-lo através do preenchimento de formulário próprio disponível na USF ou então por carta ou email para o Gabinete do Cidadão do ULS de Braga..
A USF disponibiliza ainda a todos os seus utentes a possibilidade de exercer o seu direito a reclamar, caso entenda que não houve uma atuação adequada à sua situação. Para isso, poderá fazê-lo através do preenchimento do livro de reclamações em formato físico disponível na USF, por carta ou por email para o Gabinete de Cidadão da ULS de Braga ou através da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).